and we're back!
É verdade, longas ausências têm havido nesta espécie de blog umas vezes de design, outras vezes de crafts, outras vezes de pura divagação e sonho.
É porque tantas vezes me dá jeito que outros partilhem as suas experiências e descobertas que aqui fica mais uma dica para jovens profissionais, estudantes, aspirantes a freelancers, trabalhadores independentes, ou puros curiosos. Porque na escola nos ensinam muito sobre a parte técnica e criativa, mas a informação sobre a prática empresarial é nula. E isto acontece porque em grande parte muitos dos professores não têm eles mesmos experiência profissional ( é a realidade que temos), quando chega a hora da verdade e é preciso orçamentar um trabalho começam as dúvidas. O que cobrar, como cobrar, como explicar ao cliente o que se está a cobrar e depois como gerir todo o processo de desenvolvimento de projecto com um cliente e não com um professor.
Há uns anos atrás o Manual I - Design Protegido deu uma ajuda. Uma apresentação de preços um bocado deficiente e a faltar algumas orientações que surgem mais tarde no Manual II que o Centro Português do Design proporciona gratuitamente através do seu site. Fantástico, não é?
*qualquer dia ainda partilho por aqui o que penso do dito site em si, já com alguns anos e algumas incongruências da pratica do design.
Uma outra referência, mais extenso, The Creative Business Guide to Running a Graphic Design Business, ainda não vi à venda por cá, mas pode ser encontrado online.
E ainda o longo título How To Be a Graphic Designer Without Losing Your Soul, mais leve, onde vários designers contam o seu percurso, vale a pena ler.
É porque tantas vezes me dá jeito que outros partilhem as suas experiências e descobertas que aqui fica mais uma dica para jovens profissionais, estudantes, aspirantes a freelancers, trabalhadores independentes, ou puros curiosos. Porque na escola nos ensinam muito sobre a parte técnica e criativa, mas a informação sobre a prática empresarial é nula. E isto acontece porque em grande parte muitos dos professores não têm eles mesmos experiência profissional ( é a realidade que temos), quando chega a hora da verdade e é preciso orçamentar um trabalho começam as dúvidas. O que cobrar, como cobrar, como explicar ao cliente o que se está a cobrar e depois como gerir todo o processo de desenvolvimento de projecto com um cliente e não com um professor.
Há uns anos atrás o Manual I - Design Protegido deu uma ajuda. Uma apresentação de preços um bocado deficiente e a faltar algumas orientações que surgem mais tarde no Manual II que o Centro Português do Design proporciona gratuitamente através do seu site. Fantástico, não é?
*qualquer dia ainda partilho por aqui o que penso do dito site em si, já com alguns anos e algumas incongruências da pratica do design.
Uma outra referência, mais extenso, The Creative Business Guide to Running a Graphic Design Business, ainda não vi à venda por cá, mas pode ser encontrado online.
E ainda o longo título How To Be a Graphic Designer Without Losing Your Soul, mais leve, onde vários designers contam o seu percurso, vale a pena ler.
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