Quanto custa um logótipo?!
*nota: escrevi este artigo originalmente para a newsletter da Marketing & co, aqui fica, revisto, para quem não entende porque se cobra mais de 50€ por um logótipo. é sem dúvida também para 'designers' que cobram 50€ (ou menos) pelos seus serviços.
Porquê contratar um profissional.
Muitos negócios subvalorizam a importância do seu logótipo. O logótipo é a primeira impressão da sua empresa e deverá expressar aquilo que a traduz, o seu carácter. Dada a sua importância, não vai querer que o seu logótipo comunique aquilo que o seu negócio não é. Se pretende gastar 50€ em serviços profissionais, não espere que o profissional dedique mais que um par de horas a trabalhar na sua imagem.
Criar um logótipo envolve uma serie de passos importantes, impossíveis de abordar com poucas horas de dedicação do profissional.
Certamente cada criativo desenvolverá o seu próprio método de trabalho, no entanto numero aqui as diferentes fases que habitualmente utilizo.
Saiba porque não é possível fazer um bom trabalho em poucas horas.
o meu processo de design
1.BRIEFING
O briefing consiste num levantamento exaustivo das necessidades e objectivos do cliente. Um bom briefing garante que não vai haver tempo desperdiçado a trabalhar opções que não interessam.
2.PESQUISA E BRAINSTORMING
É importante nesta etapa conhecer a concorrência do cliente, as tendências do mercado, o que diferencia o negócio, a história, o futuro, a empresa actualmente e as suas aspirações.
3.ESBOÇO
O papel e o riscador (por aqui a preferência vai para o lápis 6B bem afiado) são a ferramenta base do designer. É através destes que a ideia se materializa e é visualizável pela primeira vez. É neste estádio que se vão reduzindo as hipóteses colocadas na altura do brainstorming pelo meio da experimentação e se define o conceito do logótipo a desenvolver.
4.PROTÓTIPO
Quando inicio a fase de prototipagem, já foi feita uma avaliação segura de qual o melhor caminho a seguir e é importante nesta altura que invista todos os esforços no desenvolvimento da ideia que avaliei como a correcta para o negócio em questão.
Normalmente deverão ser criadas duas versões do logótipo, no entanto alguns profissionais apresentam uma quantidade superior de versões. O facto de nesta fase se desenvolverem muitas ideias impossibilita que haja uma grande dedicação a cada uma delas. É minha opinião que não existem 10 grandes ideias diferentes para uma única empresa. É dever do criativo encontrar e avaliar a melhor. Diferentes testes de cor e resistência ao redimensionamento deverão ser feitos para assegurar a qualidade da proposta.
5.REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO
São apresentadas as versões seleccionadas ao cliente e discutidas. Neste momento é escolhida a versão final e decididos os ajustes a fazer.
6.APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO
Em resultado da avaliação do cliente deverão ser feitas as alterações ao logótipo escolhido com o objectivo final de criar uma imagem corporativa que funciona melhor para o seu negócio, para si e durante muitos anos.
Tratar a sua imagem corporativa com desprendimento não é uma opção perspicaz.Mesmo que tenha um orçamento apertado, considere quanto lhe vai custar refazer a sua imagem mais à frente.
Porquê contratar um profissional.
Muitos negócios subvalorizam a importância do seu logótipo. O logótipo é a primeira impressão da sua empresa e deverá expressar aquilo que a traduz, o seu carácter. Dada a sua importância, não vai querer que o seu logótipo comunique aquilo que o seu negócio não é. Se pretende gastar 50€ em serviços profissionais, não espere que o profissional dedique mais que um par de horas a trabalhar na sua imagem.
Criar um logótipo envolve uma serie de passos importantes, impossíveis de abordar com poucas horas de dedicação do profissional.
Certamente cada criativo desenvolverá o seu próprio método de trabalho, no entanto numero aqui as diferentes fases que habitualmente utilizo.
Saiba porque não é possível fazer um bom trabalho em poucas horas.
o meu processo de design
1.BRIEFING
O briefing consiste num levantamento exaustivo das necessidades e objectivos do cliente. Um bom briefing garante que não vai haver tempo desperdiçado a trabalhar opções que não interessam.
2.PESQUISA E BRAINSTORMING
É importante nesta etapa conhecer a concorrência do cliente, as tendências do mercado, o que diferencia o negócio, a história, o futuro, a empresa actualmente e as suas aspirações.
3.ESBOÇO
O papel e o riscador (por aqui a preferência vai para o lápis 6B bem afiado) são a ferramenta base do designer. É através destes que a ideia se materializa e é visualizável pela primeira vez. É neste estádio que se vão reduzindo as hipóteses colocadas na altura do brainstorming pelo meio da experimentação e se define o conceito do logótipo a desenvolver.
4.PROTÓTIPO
Quando inicio a fase de prototipagem, já foi feita uma avaliação segura de qual o melhor caminho a seguir e é importante nesta altura que invista todos os esforços no desenvolvimento da ideia que avaliei como a correcta para o negócio em questão.
Normalmente deverão ser criadas duas versões do logótipo, no entanto alguns profissionais apresentam uma quantidade superior de versões. O facto de nesta fase se desenvolverem muitas ideias impossibilita que haja uma grande dedicação a cada uma delas. É minha opinião que não existem 10 grandes ideias diferentes para uma única empresa. É dever do criativo encontrar e avaliar a melhor. Diferentes testes de cor e resistência ao redimensionamento deverão ser feitos para assegurar a qualidade da proposta.
5.REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO
São apresentadas as versões seleccionadas ao cliente e discutidas. Neste momento é escolhida a versão final e decididos os ajustes a fazer.
6.APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO
Em resultado da avaliação do cliente deverão ser feitas as alterações ao logótipo escolhido com o objectivo final de criar uma imagem corporativa que funciona melhor para o seu negócio, para si e durante muitos anos.
Tratar a sua imagem corporativa com desprendimento não é uma opção perspicaz.Mesmo que tenha um orçamento apertado, considere quanto lhe vai custar refazer a sua imagem mais à frente.
Etiquetas: design
0 Commentários:
Enviar um comentário
<< Home